História

Para se perceber a história do Centro de Acolhimento Temporário "A Buganvília" é inevitável começar por aflorar a história do Centro Infantil Coronel Sousa Tavares, visto que "A Buganvília" é uma das suas respostas sociais.

O Centro Infantil Coronel Sousa Tavares foi criado na cidade de Beja por iniciativa do Coronel João de Sousa Tavares, nascido a 23/07/1859. A 8 de Dezembro de 1913, a instituição deu os primeiros, entrando em funcionamento a Creche, com o objectivo de acolher em regime de internato "os filhos das mães trabalhadoras e com poucos recursos económicos". Com o passar do tempo e com a alteração crescente das necessidades da comunidade, o Centro Infantil foi-se adaptando. Para responder às novas necessidades da comunidade criaram-se novas respostas sociais: creche para crianças até aos 3 anos; jardim-de-infância para crianças dos 3 aos 5 anos; ATL para crianças em idade escolar

Em 1995, a convite da Segurança Social de Beja, o Centro Infantil assume a gestão da Casa Pia de Beja (cuja acção se centrava na protecção e apoio a crianças e jovens "privados de meio familiar normal"), celebrando-se acordo de gestão com o então Centro Regional da Segurança Social do Alentejo.

No âmbito da reforma do sistema de protecção de crianças e jovens em risco dá-se a aprovação, em 03/10/97, da Resolução do Conselho de Ministros nº 193/97, a qual prevê "a criação de uma rede de centros de acolhimento temporário e de emergência, de modo a cobrir todo o país, e que, em articulação com as CPM , acolham as crianças e jovens em risco, de modo a evitar a actual tendência para a sua institucionalização, protegendo-as, retirando-as da situação difícil em que se encontram e permitindo a elaboração do projecto de vida mais adequado a cada caso". Nesse seguimento, em 1998 reforça-se a tendência do Centro Infantil para a protecção às crianças e jovens privados do seu ambiente familiar, assumindo o desafio da abertura de um Centro de Acolhimento para crianças em risco.

Assim, em 29 de Novembro de 1998, o Centro de Acolhimento Temporário "A Buganvília" abre as suas portas, vindo a ser inaugurado posteriormente, em 12 de Março de 1999. O Centro de Acolhimento Temporário "A Buganvília" ficou assim denominado por existir no jardim do edifício uma velha buganvília a qual, apesar do abandono e das más condições a que esteve sujeita ao longo dos anos, conseguiu sobreviver e impor a sua presença.